Como é ser portadora de Tmau? Perguntas e respostas

 

 

O que é tmau?  A Trimetilaminúiria (TMAU) é um tipo de doença onde a trimetilamina não é quebrada pelo fígado e essa substancia acaba se acumulando no corpo. Não causa nenhum problema sério por si, só que os portadores podem exalar um mau cheiro horrível no corpo, assim como a trimetilamina pode causar irritação a algumas pessoas propensas a alergias.

Por onde o odor sai?

Todo o corpo, poros, nariz, axilas, hálito, couro cabeludo, partes intimas, etc. A trimetilamina é volátil, então vai achar um lugar para sair.

Qual o odor que os portadores exalam?

São quase que infinitos, mas os mais relatados são: Peixe podre, esgoto, fezes. cece, mau hálito, queimado, carniça, etc.

 

Tmau tem tratamento?

Não, ou farmacológico não, o que existe são meios paliativos, dentre eles fazer uma dieta de baixa colina, visto que a trimetilamina nosso corpo a produz, mas a maior fonte externa é a ingestão de alimentos ricos em colina.

O que é colina?

É uma vitamina do complexo B, que no corpo se transforma em trimetilamina...

Quais alimentos são ricos em colina?

Todos de origem animal, exceto a clara do ovo e todos os vegetais, porem frutas, legumes alguns tem uma alta concentração, outros não. Todas as carnes, queijos, gema de ovos, derivados de leite, mamão, todas couves, repolho, enfim tem uma alta concentração de colina e os portadores de tmau devem evitar ao máximo.

 

Como se pega tmau?

Tmau não se pega ou já se nasce com o problema   tamu 1 ou com uma pré-disposição que leva ao desenvolvimento no caso tmau 2.

No meu caso o meu é o 2 não tive o problema na infância nem na adolescência.

Como começou os sintomas?

Em 2012, já estava com 25 anos, trabalhava em uma escola, muito serviço, muito estresse, privação de sono, tive nesse ano uma infecção forte e recorrente de urina que precisou de uso de bastante antibióticos e também tomei a vacina da H1n1,, como trabalhava em escola, fui uma das primeiras cobaias,  além do mais era recém casada e comia muita porcaria,enlatados,muitas carnes,embutidos,etc.Resumindo,  não sei o que desencadeou o problema.Isso foi no ano de 2012.

Primeiros sintomas:

Comecei ver as pessoas sempre jogando indiretas de mau cheiro, desodorantes,etc.E parece que o negócio foi evoluindo, fiz de tudo, testei tudo que podia em termo de cosmética,pesquisei,usei  Botox, fiz cirurgia de retirada de glândulas e nada resolveu, vou pular a parte dos constrangimentos e chacotas, porque não vai agregar, mas se você está lendo isso por ter ou acha que tem esse problema, sabe do que falo.Cheguei a ponto de ver o suicídio como opção. Até então achava que era Bromidrose. Após a cirurgia e não ver resultado, voltei a procurar um vídeo sobre tmau e meu mundo desabou a ficha caiu, sim eu fui a infeliz de ser portadora de uma doença rara e sem cura! Eu quis a morte fui ao fundo do poço, mas acredite passou.

 

Conheci mexendo na Internet, uma moça que era portadora do problema e ela me disse sobre a dieta.

O que você fez depois da descoberta?

Revirei a Internet de cabeça para baixo até na deep web fui atrás de informação sobre tmau,o que era português lia o que não era traduzia e lia.

 

O que aprendeu com as pesquisas?

Que não tinha cura o único jeito de viver um pouco melhor era com uma dieta de baixa colina.

 

Você fez a dieta?

Comecei, mas quebrava a dieta muitas vezes me sabotava e não obtinha resultado.

O que te fez mudar definitivamente?

Constrangimento e humilhações, não aguentava mais, viver, trabalhar estava insustentável, então decidi ou eu morro ou eu tento essa dieta de forma correta e vejo se do resultado. Assim fiz!

Como foram os resultados?

Aos poucos, comentários e chacotas foram sumindo, ao ponto de me sentir confortável e sair da dieta, e tudo voltou! Então ficar na dieta foi um cair e levantar, mas aqui estou, viva casada, trabalhando, mãe e muito feliz com a vida.

 

Se eu posso você também pode! Viver é a opção mais certa, tente você consegue.

Futuramente falarei sobre a dieta e viver com tmau novamente...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que escrevo ?

Ser mãe um parto que nunca termina.